João Marcos: Arthur, isto já foi discutido exaustivamente aqui antes.  Suas
opiniões de foro pessoal não são capazes de transformar não-ciência em ciência.

Arthur Buchsbaum: Não tive esta pretensão de transformar "não-ciência" em
"ciência", mas tenho questionado a pretensão de muitos cientificistas de
quererem eles mesmos ter a palavra final do que seria ciência. Por que só as
teorias e práticas de origem europeia seriam ciência? Por que teorias e
práticas de outras culturas, com um desempenho diversas vezes excelente em
muitos casos, não são consideradas como Ciência? Parece-me mais um resquício do
colonialismo europeu, ainda sob forma ideológica.

João Marcos: ...e de que hospitais públicos devam contratar Terapeutas
Holísticos é qualquer coisa entre arbitrário e perigoso.

Arthur Buchsbaum: Se certas terapias holísticas como acupuntura e medicina
ayurvédica funcionam de forma até melhor do que as práticas médicas europeias,
então os recursos públicos deveriam sim ser usados neste sentido. Se o índice
de cura é bem maior que o das práticas médicas usuais, então tais terapeutas
devem ser melhor aproveitados e apoiados pelos governos.