A minha resposta ao protesto do João Marcos é a seguinte: há verbas
públicas sendo aplicadas em muitas coisas controversas... pra começar
com um exemplo relativamente inócuo, Arte Contemporânea, que eu aposto
que muita gente aqui despreza, mas nem todo mundo. Agora um exemplo
menos inócuo: corrupção - uma parte GIGANTESCA das nossas verbas
públicas são gastas em coisas que pelo menos 99% das pessoas da lista
rotulariam tranquilamente como "corrupção"...

O que a gente pode fazer com relação a estas verbas mal utilizadas? O
nosso tempo e a nossa energia são limitados, e cada um de nós tem que
escolher onde e como vamos aplicá-los para "combater o mal" e daí
conseguirmos dormir bem de noite - e, claro, as respostas a estes
"onde" e "como" são individuais, e vão depender das preferências e
afinidades de cada um. É natural que algumas pessoas combatam
prioritariamente o que consideram como pseudo-ciência - o João Marcos
já explicou os porquês dele de forma super coerente, mas não tenho os
links à mão, ele deve ter -, mas há mil outras possibilidades, e,
quanto a mim, apesar da minha antipatia por alopatia eu gostaria que
os médicos alopatas nos hospitais públicos fizessem faculdades
melhores, tivessem condições de trabalho bem melhores e ganhassem bem
mais do que ganham hoje em dia...

Como eu não consigo parar, lá vai: eu gostaria também que mais
calouros lá na Ilha das Ostras, onde eu trabalho, entrassem na
faculdade sabendo ler e escrever direito, e gostaria que o Brasil
fosse um estado laico - aliás, 1% de alunos ateus é muito pouco - e
que o nosso próximo presidente fosse alguém melhor do que o Romário. A
minha estratégia atual pra tentar salvar o mundo um pouquinho inclui
deixar as pseudo-ciências em paz.

  [[]], Eduardo