Ops, respondi só para o Décio sem querer.

2012/4/6 Décio Krause <deciokra...@gmail.com>:
> Ricardo e demais
> Sim, o potencial da wiki é obviamente excelente, mas o que pode sair...
> Seria bacana se alguma sociedade, como a SBL, ou o GT-Lógica da ANPOF desse o
> seu aval para os verbetes a serem disponibilizados. Isso, acho, poderia ser
> feito sem problemas e poderíamos então contar com essa importante ferramenta.
> Acho que a proposta poderia ser mais ou menos a seguinte, sujeita a chuvas e
> trovoadas:
> - alguém se habilita a escrever um verbete para a  Wikipédia em português.
> [...]

O problema é que quem avalia o que entra na Wikipédia são os próprios
Wikipedistas. Não adianta um pedir aval à um órgão externo, se no
momento seguinte à sua edição vão surgir editores questionando o seu
conteúdo (em geral atrás de sua bibliografia, ou disputando alguma
passagem).

E ainda, desenvolver um artigo privadamente, e ao final publicá-lo,
por incrível que pareça funciona muito ruim em projetos colaborativos.
Isto porque o estado do artigo pode já ter mudado completamente, e se
já houverem editores interessados eles podem não preferir ter uma
quantidade enorme de texto para analisar de uma vez só. O ideal é ir
editando o artigo aos poucos, e salvando frequentemente, como se o
Wiki em si fosse seu editor de texto. Não tem problema escrever alguma
coisa errada, é só editar de novo por cima. E não tem problema deletar
coisas importantes, o Wiki salva o histórico. Com isso é possível
navegar em uma "história" do artigo, que muitas vezes diz mais sobre a
qualidade do artigo do que o artigo em si, e é possível avaliar cada
edição separadamente. (por exemplo: através do histórico é possível
verificar se algum editor está inserindo dados incorretos
propositalmente, e isto já foi usado para desmascarar políticos que
inseriram coisas falsas na Wikipédia em inglês, acreditando estarem
"anônimos")

Wikis funcionam descentralizando o "peer-review" não apenas em termos
das pessoas envolvidas, mas também no tempo. Pode ser que uma edição
sua receba revisão no dia seguinte, no mês seguinte ou daqui à alguns
anos. É um processo estocástico, por assim dizer, com uma dinâmica
diferente de meios tradicionais. Acho que é leva um tempo para se
adaptar.

No fim acaba funcionando como desenvolvimento de "software livre"
usando a metologia de "código aberto". A diferença é que o código não
é bem um software, e sim uma enciclopédia (ou um dicionário, etc).