Prezado Tony,

Eu acho que estamos discutindo critérios metodológicos sobre a escrita
científica e que essa é uma discussão interessante e relevante.

Em particular, com relação à ambiguidade assinalada, está claro que a
Wikipédia pode ser usada como "obra de referência" no sentido que as
bibliotecas colocam dicionários, enciclopédias e outras obras como uma
classificação, para obras que uma pessoa pode utilizar para se situar
num problema o temática desconhecida, ou para obter um resumo
abrangente sobre determinado tópico e coisas semelhantes.

No outro sentido, os próprios critérios da Wikipédia pedem para
referenciar os artigos com "fontes confiáveis e verificáveis". Nas
minhas edições na Wikipédia tentei fazer isso, na minha interpretação
dessa diretiva, citando livros, revistas, etc., com número de página,
etc. O mais conveniente, sem dúvida, é citar a fonte original, por
exemplo, o livro citado pelo artigo da Wikipédia. Pode acontecer da
fonte original não estar disponível. Nesses casos, a "citação de
citação" é um mal menor, usado em artigos científicos. O domingo me
encontrei com um caso assim: um autor citava o livro de Bonola sobre a
versão do quinto postulado de Wallis, no lugar de citar diretamente
Wallis. Muitos autores procedem, desde o meu ponto de vista, de
maneira incorreta, comentando "Fulano falou isso", mas sem dar nenhuma
referência bibliográfica, como faz muitas vezes o famoso livro de
história da matemática de Boyer. Algumas vezes, a citação de citação
de ..., levou a um "telefone sem fio" (a brincadeira infantil).

Como as enciclopédias não são lugares para publicar pesquisas
originais, são muitos raros os casos que possam aparecer como fonte
original. Por exemplo, Husserl escreveu o artigo "Fenomenologia" da
Enciclopédia Británica, e por isso faz sentido uma citação como fonte
original. Mas são casos muito raros. É claro que esse artigo poderia
aparecer em uma enciclopédia filosófica.

Existem contextos nos quais um dicionário ou enciclopédia pode ser
citado como tal. "O termo x é usado de maneiras diferentes, como
mostra o artigo correspondente no dicionário A: etc". "A psicologia
atual está formada por várias correntes que atuam de maneira
independente umas das outras (ver Wikipedia)." Eu acho que no último
caso não faz muita diferença citar a Wikipédia ou um manual
introdutório de psicologia. Aristóteles partia muitas vezes do sentido
habitual de um termo, antes de discutir sentidos mais exatos ou
técnicos. Um dicionário teria sido uma boa ferramenta nesse sentido.

Voltando ao problema metodológico geral, muitos dos colegas
professores devem ter corrigido dezenas de vezes maneiras incorretas
de citação, como "segundo Hegel, existiu na antiguidade um importante
filósofo chamado Heráclito". De maneira similar, se um artigo da
Wikipédia não está assinado, não é pesquisa original e não cita
fontes, então tem problemas metodológicos e por isso não pode ser
citado. Se o artigo cita as fontes, então citar o artigo é um mal
menor, pois seria melhor consultar e citar diretamente as fontes.

Carlos