> O que o Elon fala não se sustenta.  Ele diz que um matemático não precisa
> saber lógica, que tudo pode ser reduzido à teoria dos conjuntos.  A menos
> que o tal matemático queira saber O QUE SÃO e (pós-Goedel) O QUE FAZEM os
> conjuntos.  Aí, sem lógica não dá nem pra começar.

Bom, confesso que não sei mais se estamos discutindo simplesmente o
que Elon falou no cursinho dele, que certamente não pretendia ser
sobre os "fundamentos da matemática", mas talvez tão-somente sobre
"mathematical thinking"...

> E se ele quiser pôr a teoria de conjuntos ingênua no computador, se verá
> diante da dicotomia sintaxe-semântica, que é lógica.  Ou seja, na
> matemática moderna,inclusive no ensino moderno, os temas da lógica são
> inseparáveis.

É um bom argumento, Marcelo.  Eu certamente reconheço esta
"inseparabilidade" e trabalho, como você, para que a Lógica seja
levada mais a sério no contexto computacional.

> Tenho certeza que existem algebristas, alguns excelentes, que não usam
> análise (ou que usam só a parte que cabe numa tabelinha de uma página), e
> vice-versa.  E daí?  Vamos abolir os cursos de análise dos programas de
> matemática?  Ou só a lógica?

Não seria preciso abolir a Lógica dos programas de Matemática, já que
ela ainda hoje raramente está presente nestes programas.  Mas não
creio, de todo modo, que o inofensivo video tenha sido uma defesa
desta política.

Bem, mas não estou aqui para defender o Elon --- e certamente não o
defenderia se ele dissesse alguma grande barbaridade qualquer.  Os
videos falam por si.
JM

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/