Caro Tony,

Justamente nesta sexta-feira, em nosso Grupode Estudos de Lógica aqui da UFRN (o GEL), estávamos estudando lógica da crença e pela primeira vez me dei conta que não temos palavradefinida (nem em inglês nem em português) para a noção fraca de crença. Para a maioria das modalidades temos uma dupla (F)orte x (f)raco de termos que são intercambiáveis via negação: ~FA <=> f~A (F=para todo x f=existe -- F=necessário x f=possível -- F=obrigatório x f=permitido -- ...), mas para a modalidade "crença" sóhá o termo forte (F=acredita). Eu, realmente, não sei se há uma palavra que funcione bem para a modalidade fraca de crença, mas eu sugiro algo como "considera", "concebe", "admite". De qualquer forma, este outro operador não é requerido. Tudo o que você faz com os 'fs' você pode embutir nos 'Fs', e já que não temos este conceito bem estabelecido na linguagem natural, talvez melhor não formalizar! Não sei. Depende de seus objetivos. Agora o que eu acho esquisito é "crença necessária" e "crença contingente"!

Um abraço,
Daniel.