Basta lembrar a questão da relevância. A velha crítica a um enunciado como
"a bengala está no canto se e somente se Apolo é um dos deus do Olimpo".
Considera-se que sejam tautológicos os enunciados "a bengala está no canto
ou não está" e "se Apolo venceu Atena então não é o caso que ele não
venceu", mas, por não haver uma relação de relevância entre eles, eles não
poderiam implicar um ao outro, portanto não poderia equivaler.

Vejamos um caso de teoria de conjuntos, como o de provar que os enunciados
abaixo são equivalentes:

(a) Existe uma função-escolha para todo sistema de conjuntos.
(b) Toda partição tem um conjunto de representantes.

A prova da equivalência dos enunciados acima não se faz simplesmente pelo
pressuposto de que sejam sempre verdadeiros os dois enunciados e, portanto,
tendo o mesmo valor alético são equivalentes. Veja que (a) é o axioma da
escolha que é tão verdadeiro quanto qualquer um dos demais axiomas de ZFC.
A prova de que (a) implica (b) e (b) implica (a) faz-se por meio dos
conceitos da própria teoria de conjuntos, que exibe a relevância entre
eles. O que os teóricos dos conjuntos rejeitariam, segundo entendo, é
afirmar que qualquer outro axioma de ZFC, como, por exemplo, o axioma da
infinidade, equivale ao axioma da escolha.