Prezado João Marcos,

Eu não entendo o que vc quer dizer com:

> Pior, a fixação
> 'filosófica'/'algébrica' em sistemas hilbertianos/axiomáticos costuma
> dificultar justamente a compreensão da diferença entre axiomas e
> regras, e da diferença entre teoremas e a noção mais geral de
> consequência.

Em particular, se o sistema formal está corretamente construído,
porque vai dificultar qualquer compreensão?

O que é essa "fixação" da que vc está falando.

Eu tenho visto, sim, muitos usos "descuidados" do metateorema da
dedução por matemáticos, desses que a gente pensa que não fez besteira
porque teve sorte. E também vi alguns usos errados, como falei num
outro e-mail. Mas, para mim, confundir um alicate com uma chave de
fenda não é culpa do sistema formal nem do fabricante de ferramentas.

Agradecerei o esclarecimento.

Carlos