Prezado amigo Julio,

Concordo que formação acadêmica não é garantia de capacitação. Mas meu
ponto é que nas 'ciências duras', é bem mais difícil encontrarmos
diletantes que não tiveram vínculo institucional algum. É mais fácil ser um
diletante de calibre nas humanidades e ciências sociais tendo originalmente
formação em 'ciências duras' do que o contrário.

Mesmo físicos independentes como Julian Barbour e Garrett Lisi passaram
pela graduação e pós-graduação antes de se desvincular da academia.

Os critérios para determinar quem é expert são largamente institucionais e
variam de disciplina para disciplina.

Os standards de avaliação são dinâmicos. Assim como ser um bom jogador de
futebol significava uma coisa há 50 anos e é outra hoje em dia, a mesma
coisa com 'ser um bom lógico' ou 'ser um bom físico' em 2013.

Indicadores de expertise existem na forma de diversos protocolos que visam
quantificar a influência de uma ideia dentro de uma disciplina, quais
programas de pesquisa frutíferos ela influenciou, patentes e outras
aplicações que ela gerou, etc. Nada disso é perfeito - os escândalos de
fraude acadêmica sempre existem para nos alertar. A mesma coisa com
práticas de "salami slicing" (
http://en.wikipedia.org/wiki/Least_publishable_unit) que inflam de forma
não-representativa a quantidade de publicações de cientistas.

Acredito que o grosso na avaliação de quem é um bom expert é tácito e os
procedimentos desenvolvidos que visam tornar mais explícito como fazemos
essa avaliação muitas vezes gera juízos enganosos.

Enfim, não é nada trivial determinar quem é uma autoridade. Entretanto,
ainda assim conhecemos bem os exemplos prototípicos de autoridade em várias
áreas.

Um forte abraço.