Eu diria "na trave", Samuel. Na verdade, se um grupo é um conjunto, precisamos
de ZF. O predicado ao qual você se refere é uma fórmula da linguagem de ZF e as
estruturas que o satisfazem são conjuntos de ZF. A pegadinha é que seriam
modelos de ZF. Não são: em ZF podemos provar que, dado um cardinal $\alpha$
qualquer, há sempre um cardinal estritamente maior do que $\alpha$. E nos
grupos, não podemos ultrapassar o cardinal do domínio...assim, a estrutura não
pode modelar ZF. Mas que é gozado isso é. Depois,como sabe, "modelos" de ZF não
são "modelos" no sentido comum da palavra (estruturas que satisfazem os
axiomas), se forem pensados como estrutura EM ZF.
Outra coisa que confunde os filósofos: eles falam em teorias científicas e de
seus modelos (abordagem semântica) e pensam que esses modelos estão descritos
pela teoria de modelos de Tarski, ou seja, que seriam estruturas elementares.
Não são. Devem ser estruturas de ordem superior, e como se sabe não temos uma
"teoria" de tais estruturas. Já um espaço topológico, uma boa ordem...não são
estruturas elementares.
Essas coisas são interessantes e não estão nos livros, infelizmente.
Abraços

Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina