Marcelo Siqueira,

((
  Antes de mais nada, para quem não está entendendo todos estes
questionamentos e respostas, peço que assistam a parte do vídeo em que a
profa. Suzana diz o que é e o que  NÃO é a proposta:

  http://www.youtube.com/watch?v=SzgxxLCRo-E&feature=youtu.be&t=36m12s
  começa no min 36:12 e termina e 37:42.

  Vários dos questionamentos e críticas que foram feitos aqui estão
respondidos neste trecho do vídeo.
))

Você perguntou:

não há necessidade de se criar a profissão de "cientista". Por que tanto
barulho?

Porque as agências não contratam. Com a regulamentação, supostamente
acabaria essa palhaçada que é a bolsa e as agências teriam que contratar.

Poderia ser resolvido administrativamente? Poderia sim.

Se, a partir da ideia de regulamentação, todas as agências extinguirem as
bolsas e passarem a contratar pela CLT, o projeto deixa de ser necessário,
na minha opinião.

Um aluno de pós-graduação é tão "aprendiz de cientista" quanto um médico
recém-formado é um "aprendiz de médico". Ninguém sai da faculdade pronto.
Ela explicou melhor aqui: https://www.youtube.com/watch?v=SzgxxLCRo-E

cientista, ou, por default, toda pessoa formada seria considerada
cientista?

Toda pessoa formada pode ser empregada como cientista.  Assim como toda
pessoa formada pode fazer certos concursos do governo.

"reserva de mercado", não sei como ficará isso.

A ciência pode ser feita por pessoas sem diploma. Nada muda quanto a isso.
Só não poderá ser contratada com "cientista". Assim como hoje nenhuma
pessoa sem diploma pode receber bolsa de MSc/PhD.

exclusivamente à pesquisa, e desligar-se da sala de aula,

Está muito enganado. Ela gosta de dar aula pra graduação.