Décio/Marcelo,

Já existem "bolsistas" contratados pela CLT. Até mesmo de IC. A Petrobrás
faz isso aqui na UTFPR (e deve fazer em outros lugares também). Por que?
Para evitar problemas na Justiça do Trabalho. Contrata por CLT e depois
demite, como se faz com qualquer funcionário CLT.

No caso de bolsistas de mestrado, eles teriam que ser contratados por
alguma Fundação. Por que não CAPES, CNPq e Fundações Estaduais? Já são elas
mesmo que pagam as bolsas...

Em casos de verbas vindas de outras fontes, aí teria que ser pelas
Fundações das Universidades. Que são caixas-pretas.

A ideia do projeto, no meu entendimento (que pode estar errado), é forçar
que todos os atuais bolsistas sejam contratados pela CLT.

Quanto ao cargo de Pesquisador, já existe em vários órgãos (por exemplo,
INMETRO). Poderíamos ter concurso para Pesquisadores não-professores em
nossas Universidades Federais. Mas acho esse um problema menor.

Quanto às perguntas do Marcelo, aqui vão as respostas pelo que entendi do
que li:

1) quais seriam os requisitos para tal??

Curso superior em qualquer área. Atenção: isto é para ser contratado como
"cientista", não para ser Cientista.

2) Quem vai emitir tal certificado de cientista?

Óbvio a partir da resposta a 1.

3) Iremos pagar uma taxa anual?

Não. Alguém aqui paga taxa anual para ser professor? Eu não pago.

4) O que acontecerá se for descoberto que um "não-cientista" está
praticando ciência em seu quintal? será chamado de charlatão?

Se ele estiver matando cachorrinhos, cadeia! :)

Obviamente a questão é irrelevante para o projeto em questão.

5) E se ele fizer uma descoberta científica de grande importância? será
considerada inválida?

Também irrelevante.

Adolfo Neto