Bom, dou mais um palpite. Adolfo, como vai selecionar esses novos assalariados?
 Simplesmente porque entram numa pós-graduação? E os encargos trabalhistas?
Como seriam classificados? Uma nova categoria de trabalhadores vinculados a que
órgão? Digamos que seja às instituições em que "trabalham": e  as entradas na
justiça solicitando incorporação ao quadro que podem haver depois de um ano se
não me engano, exceto se a lei mudar (meio difícil) --veja o motivo pelo qual
os professores substitutos não podem ser recontratados por mais de duas vezes.
Creio que não tem jeito mesmo. Ser bolsista é de fato uma M, como diz você, mas
é uma fase da vida que quem vai para essa atividade tem que cumprir. O que não
tenho visto são bolsistas daqui do sul meterem a cara em concursos que estão
havendo até para mestres (e.g., no Maranhão). Muitos poderiam estar de fato
empregados hoje, ou amanhã, mas é muito mais fácil continuar ganhando uma bolsa
até não sei quando, e quando a água bater no traseiro eles se mexem e tentam
alguma outra coisa…é sempre assim, sempre foi assim, e sempre será assim.
Acho que a proposta da moça vai trazer uma acomodação ainda maior, e com o
risco de toda a problemática da incorporação. Você menciona a UFTPR, onde
lecionei no departamento de matemática (ensino superior) por 13 anos (antigo
CEFET/PR). Aí há um dos melhores departamentos de pessoal que conheço,
extremamente eficiente. Dá uma conversada lá e pergunte o que aconteceria, com
a lei vigente, se os bolsistas passassem a ser assalariados…virariam
funcionários. Exceto, como eu disse, se a lei mudar. E você acredita que a lei
pode mudar para algo sensato com esses políticos que temos por aí? Vai dar M.
Abraço

Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina