>Aliás, me parece também que este modelo >favorece a criação de publicações
>caça-níqueis.

>Att. -- David Deharbe.
Caro David, Caros Redistas:
Acho que, pela <<<logica de mercado>>>, um preco caro eh garantia de qualidade,
seja la de quem se cobra o preco!  La vai minha "explicacao":
A cobranca de assinatura "garante", pela logica da lei de oferta e demanda que,
SE ha clientes pagantes, ENTAO o produto eh bom, e vice-versa, por definicao de
"bom" na economia de mercado. (argh... que nojo :-)  Mais ainda, quanto
"melhor" a revista, "mais caro"  ela pode cobrar por sua assinatura, e
vice-versa nas condicao de regularidade que characterizam um "mercado
eficiente".     Na mesma logica de mercado, a cobranca de uma taxa do autor
inverte a equacao. Uma revista SO pode "cobrar caro" do autor SE puder oferecer
uma grande demanda cativa, com leitores importantes, e a esperanca de citacoes.
Caso contrario, poucos autores, ou suas instituicoes, estariam dispostos a
pagar o preco.
Ainda na mesma logica de mercado, caso um autor-frajuto se dispusesse a pagar
para publicar  um artigo ruim, ainda assim uma "boa" revista,    racionalmente,
deveria recusar-se a faze-lo, sob pena de baixar suas  metricas de qualidade
(ex. coeficientes de impacto) e portanto desvalorizar-se no mercado.      Lindo
nao eh mesmo! ;-) Entende-se tambem desta argumentacao as praticas correntes e
cade vez mais ferozes de manipulacao  destas metricas de qualidade.
Idealmente, poderiamos (ou deveriamos) rejeitar esta logica, montando revistas
open-access baseadas em trabalho competente e voluntario, feito por pessoas
altruistas e de boa vontade.   Um meio termo, que ME parece muito razoavel,
seria pedir a estas pessoas altruistas e de boa vontade que fizessem as tarefas
que cabem a editores e pareceristas. Outras pessoas, competentes mas nao tao
motivadas, e portanto nao tao altruistas, poderiam ser contratadas para
"servicos de apoio", relativos aa manutencao de site, administracao do processo
de submissao e revisao, servicos de processamento de texto (LaTeX ou Word,
conforme a area) revisao de Ingles, etc.  Creio que o preco razoavel para a
contratacao de <<<profissionais>>> competentes para execucao  dos "sevicos de
apoio" fica em torno de USS 200 por artigo. (Na India ou no Paquistao da para
contratar, via internet, native speakers de boa qualidade e bem mais
baratos...)   Outo modelo possivel para a execucao dos "servicos de apoio" eh o
uso de trabalho escravo, utilizando alunos de pos-graduacao.  Este modelo pode
funcionar muito bem! Por exemplo, quase todas as revistas na area de Direito
nos USA funcionam assim, (mas nem por isto deixam de cobrar assinaturas).
Claro que a escravidao voluntaria tem suas explicacoes. Os alunos de Direito
sabem muito bem o prestigio que advira de seu pseudo-autruismo...    (Melhor
ainda servir "voluntariamente" por alguns anos  como "estagiario" de um Juiz da
Suprema Corte... :-)   Em particular, deduzo disto tudo que nao ha como
desvincular a discussao sobre modelos acesso e formas de pagamento da discussao
sobre o uso de "metricas qualidade" para avaliacao profissional. Concordam?
Em fim, este assunto eh mais compliacdo do que parece. Atras de cada solucao
simplista (ou nao) esconde-se um bicho papao.
---Julio