----- Mensagem original -----

De: "Carlos Gonzalez" <gonza...@gmail.com>
Para: "Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de
LOGICA" <logica-l@dimap.ufrn.br>, "samuel" <sam...@ufba.br>
Cc: "Carlos G González" <gonza...@gmail.com>, "Carlos González"
<filonict...@yahoo.com>
Enviadas: Domingo, 13 de maio de 2018 18:16:38
Assunto: Re: [Logica-l] Re: O Axioma da Escolha não tem culpa de nada
(Palestra)

Prezado Samuel,

> Valeria, escolher ZF, ZF + AD, ZF + DC, ZF + Existem inacessíveis,
> ZF + Não existem inacessíveis...
> Vai ter gente dando bons motivos para qualquer um deles.

Não sei se bons motivos, mas tentei analisar prós e contras para algum deles
em:
http://www.jstor.org/stable/23915422?seq=1#page_scan_tab_contents

"Sobre el agregado de axiomas a ZF", em espanhol.

Sobre denominados paradoxos como o de Tarski-Banach quero ler com cuidado a
discussão da lista.

O parecerista fez me tirar a última parte, que não foi publicada, alegando que
estava insuficientemente fundamentada (era uma mera conjectura, eu não
pretendia fundamentar nada, mas o parecerista não gostou).

Talvez fale disso num outro e-mail.

Abraços

Carlos

> :

Olás,

O paper do Rodrigo ele mesmo explica depois;

Valeria, escolher ZF, ZF + AD, ZF + DC, ZF + Existem inacessíveis, ZF + Não
existem inacessíveis... Vai ter gente dando bons motivos para qualquer um
deles.

Eu gosto de ZF + DC porque todas as sequências que eu sou capaz de garantir os
segmentos iniciais finitos, eu vou ter a sequência toda... Sem contar que é
equivalente
ao Teorema de Baire para Métricos Completos e ao mais simples dos axiomas de
forcing (Lema de Rasiowa-Sikorski). Implica o Axioma da Escolha Enumerável.
Então vai bem para mim ZF + DC.

Mas eu realmente acho que é gosto pessoal. Não fico tentando convencer os
outros a embarcar no bonde !

Até,

[]s Samuel