Colegas, um fator importante no poder de convencimento do OC é seu uso de
técnicas de neurolinguística (assim chamada) e hipnose. Ele mesmo cita os
autores, em seu Jardim das Aflições, criticando a instrumentalização política
dessas teorias por regimes totalitárias etc. O q ele mesmo não diz é q ele Tb
as instrumentalizar.
São os autores e as obras:
Joost A. M. Meerloo. The Rape of mind.
Paul M. A. Linebarger. Psychological Warfare.
Recomendo a quem se interessar q Tb leia um livro mais recente até onde sei não
citado por OC, a saber : Ari Berkowitz. Governing behavior.
Técnicas de persuasão usadas em marketing básico, expressões corporais e
linguagem bem pensada para suscitar reações emotivas determinadas fazem parte
do pacote. Acrescente-se a isso a característica privada e potencialmente mais
imersivo das telas de computador celulares etc do nosso mundo. E um discurso
bem formatado para confirmar certas crenças bem arraigados na nossa cultura.
Tem mais a ver com hipnose e retórica q com outras coisas, a meu ver, sem
prejuízo do q já disseram outros aqui.
Espero ter contribuído.
Saudações, cass.

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/58ba6559-eefc-4b02-b9e8-47ceccfd21a9%40dimap.ufrn.br.