Car@s,
Meterei a colher torta da Emília na conversa. De minha parte, creio que o
sucesso de OC está associado ao sucesso de muitas coisas outras pouco
sofisticadas no Brasil no que se refere à música, literatura, religião,
política etc., sucesso acompanhado do abandono da difusão de expressões mais
sofisticadas da música, religião, literatura política etc.: a baixíssima
qualidade do ensino fundamental e médio no Brasil, já fartamente documentada e
a quase ausência de difusão cultural no Brasil.
Não digo que as expressões pouco sofisticadas não devam existir, creio que elas
têm seu tempo e lugar, mas penso que entre nós já quase não há espaço para algo
mais sofisticado. Hoje em dia é até perigoso dizer isso sem ser automaticamente
taxado de elitista. Porém, creio que ser elitista é reservar as expressões mais
sofisticadas da cultura para uns pouquíssimos, como se faz no Brasil, ao
contrário de difundir isso de modo adequado e democrático, como tem feito o
nobre Maestro José Carlos Martins no caso da música clássica. Ouçam aqui sobre
o trabalho de democratização da música clássica do grande Maestro José Carlos
Martins:
Clássicos | Orquestra Bachiana Filarmônica SESI/SP

|  |  |

|  |
Clássicos | Orquestra Bachiana Filarmônica SESI/SP

Gravação realizada em agosto de 2018 no Theatro Municipal de São Paulo JOÃO
CARLOS MARTINS, REGÊNCIA E PIANO Joh...

AldoDinucci

http://orcid.org/0000-0002-5854-4057

http://ufs-br.academia.edu/AldoDinucci

Editor Responsável da PROMETEUS

http://seer.ufs.br/index.php/prometeus

Editor Responsável do PÓRTICO DE EPICTETO

https://seer.ufs.br/index.php/Epict

    Em terça-feira, 30 de outubro de 2018 12:09:13 BRT, Antonio Marmo