Caros Rodrigo e João,

Obrigado pelas respostas. Obrigado pela demonstração, Rodrigo!

Sobre o argumento contra o estruturalismo:

> Considere a estrutura com dois indivíduos a e b e a relação binária {(a,b) ,
> (b,a)}. Os indivíduos a e b desempenham o mesmo papel (de estar na relação
> com o outro). Como poderíamos dizer que a e b são meros papeis desempenhados
> se parece que só há um papel desempenhado nessa estrutura? É desse modo que
> entendo o problema, e considero um bom argumento contra o slogan
> estruturalista.

Eu acho um ponto interessante, Rodrigo, mas não uma refutação do
estruturalismo. O estruturalista poderia argumentar que, apesar de ser verdade
que há 2 indivíduos e apenas 1 papel nesta estrutura, este papel único EXIGE um
outro indivíduo. O papel único desta estrutura é estar em relação com algo
distinto de si próprio. Então este papel é único, mas para ser cumprido
(realizado, efetuado,...) por um certo indivíduo, este papel demanda outro
indivíduo. E esta demanda pode ser entendida como a marca da prioridade da
estrutura sobre os indivíduos. Acho que o estruturalista não elimina os
indivíduos, mas apenas os submetem aos papéis que eles ocupam nas estruturas
matemáticas. Os indivíduos (o número 7, por exemplo) não teriam independência
ontológica. A realidade dos indivíduos seria dada exclusivamente pelos papéis
que eles ocupam. Para o estruturalista o número 7 não é uma coisa, mas um papel
específico dado por sua posição em uma progressão.

Abraços,
Daniel.
-----
Departamento de Filosofia - (UFRN)