Na Europa durante a Idade Média, uma das componentes da Lógica era a teoria das
“obrigações”, que, ao contrário do que o nome sugere, nada tinha com os
silogismos modais deônticos. Eram as obrigações que alguém assumia quando se
propunha a sustentar uma tese, ou opor-se à mesma. Esse ramo de estudos está
quase esquecido.

Isto dito, a corrente irracionalidade destes dias que flui pelas redes sociais
em nada se deve a mudanças nos estudos lógicos. Não passam de técnicas
rasteiras de propaganda enganosa e de coação psicológica. Muitos desses
comentários, os mais medíocres por sinal, não são nem obra de humanos, mas
apenas programas que “os disparam”. Certamente, por detrás de vários deles há
assessorias de poderosos interessados ou em desinformar o público ou em inibir
a contestação.

Exemplo disto é uma situação típica: um ser humano escreve “morreu uma criança
de meningite num hospital no DF” e um robô responde algo totalmente sem conexão
como: “o chefe dos ladrões está preso, seu babaca!” E por aí vai.

De forma que a “irracionalidade pós-verdade” não será nada além de mera disputa
por poder. Definir o que são “boas razões” dá muito material para reflexão, mas
não estanca essa sangria.

Most problems of teaching are not problems of growth but helping cultivate
growth. As far as I know, and this is only from personal experience in
teaching, I think about ninety percent of the problem in teaching, or maybe
ninety-eight percent, is just to help the students get interested.
Noam Chomsky

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/7ECB34B5-7498-487D-9F63-DCC8E618256D%40gmail.com.

Responder a