Prezada Nastassja, c/c tod@as

Obrigado pelas considerações-   tenho certeza que você tem o sucesso
relativo à sua área. Mas não se deixe enganar pelas aparência: como
dizem, o diabo só é cheio de truques porque é mais velho que todo
mundo :-)
Meu modesto sucesso se deve em boa  parte a meus colaboradores,
ex-estudantes, orientandos de  mestrado , doutorado  e pós-doutorado,
uma boa porção desta lista:
 só para mencionar os  ex: Rodrigo Freire, Alfredo Freire. (que muita
gente pensa que são parentes, mas só são parecidos na  inteligência),
João Marcos, Mamede Lima-Marques, Carlos CIfuentes, Tony  Marmo,
Henrique Antunes, Bruno Mendonça, Pedro Lemos, Mariana Matulovic,
Juan Carlos Agudelo, Pietro Kreitlon Carolino,  Samir  Gorsky, Juan
Carlos Agudelo, Alexandre  Costa Leite, Anderson de Araújo
Edson Bezerra.  Maria Cláudia  Grácio, Tomás Barrero...  nem menciono
os colaboradores e. pós-docs para não encher a Lista.

Você diz que gostaria  mesmo de saber, honestamente,  das ações
realizadas.  Vou lhe contar (e conto a  todos que porventura não
saibam) de  uma ação a  que tenho me dedicado há uns 25  anos, com
muito pouco sucesso na qual, mas
na qual continuo teimosamente . Esta ação tem a ver com o
"imperialismo linguístico". e com o "castelo anglofônico",  bastante
mencionado aqui hoje:   sou um defensor da Interlíngua inventada por
Giuseppe Peano,  como uma alternativa à anglo-dominação.

Há. quase  20 anos. publiquei um artigo em Interlingua na  Revista
Eletrônica Informação e Cognição, v.4, n.1, p.61-73, 2002-2005;
segue um pequeno trecho para que se veja que sem mesmo estudar  uma
linha,
consegue-se. entender quase tudo. Escrever é bem fácil, porque as
regras  gramaticais. se reduzem a poucas   regras.  Esta entrada
Wikipedia é um bom lugar  para se  começar:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Latino_sine_flexione

=========================
"Le logica impecabile del irrational"
  1. Parve historia e importantia philosophic del paraconsistentia

Le historia del investigation logic super le inconsistente o le
contradictori non es longe. Le duo (assi considerate) fundatores,
laborante in modo independente e vidente le question ab differente
perspectivas, esseva le logico polonese Stanislaw Jaskowski e le
logico brasilian Newton C. A. da Costa. Le prime publicava su ideas in
lingua polonese in 1948 e 1949, e ha apparite in lingua anglese solo
in 1968 (cf. [Jas48]). Le secunde introduceva su ideas in un these
durante le annos sexanta, e ha apparite in lingua anglese in [dC74].
Comoqunque, per alcune persone, le duo fundatores son tre (un ver
situation contradictori): le logic norte-american David Nelson in 1949
jam publicava in [Nel49] ideas e resultates supra theorias matematic
“inconsistente” sed non “supracomplete”.
====================================
Aqui:
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiI5Pi_-_rpAhWBK7kGHVdOCSkQFjABegQIAhAB&url=https%3A%2F%2Frevistas.marilia.unesp.br%2Findex.php%2Freic%2Farticle%2Fview%2F723%2F625&usg=AOvVaw0J0_jsV32gTfrd3P1YqcbU

Há objeções óbvias, como "é uma língua  sem história literária",
"pouca gente fala",  e outras  mais idiotas, como "FIca. difícil para
os anglófonos aprender"...
Mas  será que  o "inglês acadêmico " falado e escrito  meio porcamente
por todos nós, tem "história literária"? Minha proposta é usar esta
língua para escrever  ciência e para se corresponder academicamente,
como fizeram grandes cientistas por séculos.

O "Principia Mathematica" de Newton foi escrito em latim; Euler
escrevia quase tudo em latim,   Leibniz se correspondia em latim. E
tantos outros.

Já. ouvi   lógicos latino-europeus  muito famosos (não se  esqueça de
que franceses , espanhóis e italianos, para além dos portugueses,
entre outros, são latinos culturalmente). manifestarem um viralatismo
incrível:
"Se eu escrever em Interlíngua, os ingleses e americanos vão achar que
sou incapaz. de falar a língua deles"!!

Quem sabe agora, com este. esforço de  liberdade que estamos
vivenciando (inclusive com a iniciativa do Supergroup) , pode ser a
hora?

Abs,

Walter

Em qui., 11 de jun. de 2020 às 19:48, nastassja pugliese
<nastassjapugli...@gmail.com> escreveu:

> Caro Walter Carnielli, querido Marcos Silva, caro Marcelo Finger, Rodrigo
> Feire, Jean-Yves e colegas da lista,
>
> Muito interessantes as histórias pessoais de cada um com a academia
> internacional. Eu ficaria um tempão ouvindo porque sei que as anedotas são
> interessantes para pensar nosso lugar no cenário mais amplo. Eu também tenho
> várias histórias absurdas no meu repertório dado que morei quase 7 anos nos
> Estados Unidos fazendo meu pleno.
>
> Tenho certeza de que cada um de nós já passou por diversas situações
> [...]

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAOrCsLdk9JYBiRBQ%2B1xppMZ%3D1zv4s7vNKtRm4JV3jKsP1H3Qmw%40mail.gmail.com.

Responder a