Caro JM,
esqueci a menção ao humor.
Mas  lembrei do ensaio sobre o humorismo de Pirandello, no qual aparece a
diferença entre o mero cômico e o humoristico.
O cômico é fácil: apenas contrariar as expectativas ou diferir do senso
comum, da estética comum, provoca um efeito de riso cômico superficial na
maioria. Mas contrariar a normalidade é banal. Qualquer um pode fazer isso.
Mais difícil é produzir humor, no sentido de Pirandello: contrariar a
normalidade de forma a produzir reflexão, dar um sentido ao "sentimento do
contrário", como ele diz. Aí está o verdadeiro humorismo: por contrariar a
normalidade, o humorista se eleva do nível cômico pq o efeito pode levar a
querer chorar com a percepção de que a realidade é exatamente o contrário
do que vemos!
Pirandello nesse ensaio diz que o humorista cuida não só do visível, mas
também do invisível, da sombra, daquilo que não se vê imediatamente, mas
esconde a realidade das coisas. Os gracejos simplesmente cômicos assim
podem na verdade revelar não só a inépcia do comediante, mas o tanto de
sombra por trás de uma frustrada intenção de fazer rir. Ao invés de
provocar o sentimento da contrariedade, provoca a vergonha alheia e o
meramente ridículo.
Abraços,
cass.

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/8194430e-b61f-4f97-9fc5-19331b2cc56fn%40dimap.ufrn.br.