Interpretou quase tudo certo.

(*) 0=k*0, ou seja, qualquer inteiro (incluindo o caso no qual k=0) é
divisor de zero.

Vc não deve confundir a operação de divisão com a definição de divisor. Além
do mais, o autor está se restringindo aos inteiros no qual a operação de
divisão não é fechada (um inteiro dividido por um inteiro nem sempre é um
inteiro). Se vc quiser entender o "mandamento divino da matemática" pelo
qual não se pode dividir por 0 vc tem que estudar teoria dos corpos (dê uma
olhada no wikipedia: field(inglês)=corpo(português)).

OK?

On 8/6/07, Igor Battazza <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Comecei a estudar um livro sobre Teoria dos Números e logo no inicio o
> autor faz a seguinte definição:
>
> "Se a e b são inteiros dizemos que a divide b, denotado por a|b, se
> existir um inteiro c tal que b = a*c."
>
> Em seguida há um teorema que na verdade são as propriedades da divisão.
>
> "A divisão tem as seguintes propriedades:
> (i) n|n
> (ii) d|n -> ad|an
> "
>
> E a demonstração, o que eu não consigo entender é a forma dele demonstrar
> (i).

> [...]

Julio Cesar Conegundes da Silva