Mirtes,

tem um erro aí, pq 2450/25=98. Mas a possibilidade para idade da mãe igual a
25 é de as filhas terem 7 e 14 anos, o que não é razoável para uma mãe com
25. Teria q ter tido a primeira filha com 11 anos, o que não é comum, mas
acho q não é matematicamente/biologicamente impossível...

Agora, considerando os resultados q vc listou, apenas 2 tem soma igual. Daí
o aluno não ter conseguido responder de primeira.

Possibilidades:
Mulher, Filha1, Filha2, Soma
M, F1, F2, S
50, 7,  7,   64
49, 25, 2   76
49, 10, 5   64
35, 14, 5   54
35, 10, 7   52

O item 1 é falso pq as possibilidades (50,7,7) e (49,10,5) têm soma igual  a
64.

No item 3, discordo. Acho q é falso, pois se o professor tiver 51 anos, a
informação de q é mais velho q tds elas não permite ao aluno saber se a
idade da mulher é de 50 ou 49 anos.

No item 0, teria q termos mais claro o q é "possível" no problema...
Considerando apenas os valores "razoáveis" da lista da Mirtes, eu colocaria
verdadeiro (são menos de 10 possibilidades)

Até mais!

Em 01/11/07, mirtes oliveira <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Calculando os divisores  de 2450 temos : 1,2,5,7,10, 14, 25, 35, 49,50,
> 70,98,175,245,350,490,1225,2450.
> Idades prováveis da mãe: 25,35,49,50 (as outras ou estariam muito novas ou
> não poderiam ter filhos)
> Dividindo-se 2450 p/idades prováveis da mãe temos:
> p/25 - 91 - descartado por ser número primo
> p/ 35 - 70 -  probabilidade de idade das filhas  (    5x14) (7x10)
> p/49 - 50 - probabilidade de idade das filhas (2x25) (5X10)
> p/ 50 - 49  - probabilidade irmãs gêmeas com 7 anos
> Logo os nºs provaveis são 25,35,49,50 p/mãe e 5, 7, 14,  2, 25, 5, 10.
> [...]

Responder a