40%
  ----- Original Message -----
  From: arkon
  To: obm-l
  Sent: Thursday, November 08, 2007 3:16 PM
  Subject: [obm-l] PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  ALGUÉM PODE RESOLVER, POR FAVOR, ESTA:

  Numa aula de aritmética, um professor de Matemática desafiou seus alunos.
Disse que era capaz de adivinhar o número de palitos numa caixa de fósforos sem
abrí-la. Para tal brincadeira, este professor deu para uma turma de alunos uma
caixa de fósforos que continha um número de palitos entre 50 e 60, e
orientou-os dizendo:

  - Queridos alunos, sigam corretamente as minhas instruções, mas não me digam
nada, apenas executem-nas em silêncio.

  Primeiro: Tirem todos os palitos da caixa.

  Segundo: Coloquem quantos palitos vocês quiserem dentro da caixa.

  Terceiro: Retirem da caixa o número de palitos igual a soma dos algarismos do
número de palitos que foram colocados na caixa na segunda instrução.

  Ao finalizar a terceira instrução os alunos devolveram a caixa fechada ao
professor e sem dizerem absolutamente nada ao mestre, guardaram o restante dos
palitos, escondendo-os. Sabendo que o professor notou, pelo barulho, que havia
alguns palitos dentro da caixa, calcular, em porcentagem, a probabilidade de
que este professor venha a adivinhar em duas tentativas, no máximo, o número
correto de palitos, deixados pelos alunos, dentro da caixa.

  DESDE JÁ AGRADEÇO

Responder a