De: Luís Junior <[EMAIL PROTECTED]>
Assunto: Re: [obm-l] Moedas: 2 problemas
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Data: Quinta-feira, 24 de Julho de 2008, 13:52

Olá,

Este é o meu primeiro post nesta lista. Sou péssimo em matemática e entrei na
lista pq meu sonho era participar de uma olimpíada..
Eu sempre leio todos os posts mas quase sempre não entendo nada do que vcs
falam.
No caso dessa questão acho que posso dar uma contribuição :)

Humilde solução:

1 - Eu separaria as 12 moedas em 2 grupos: 10 + 2
2 - Peso grupo com 10 moedas (5 em cada prato), se a mais pesada nao estiver
nela (pratos equiparados), então estará no outro grupo e com mais uma operação
de pesagem determinamos a moeda mais pesada.
3 - Se os pratos nao estiverem equiparados então ela estará agora entre 5
moedas.
4 - Dessas 5 eu removo uma e peso duas em cada prato. Se os pratos se
equipararem a que eu retirei do grupo é a mais pesada. Se não, ela estará entre
agora num universo de 2 moedas. Com a 3ª pesagem determinamos a miseravi!

Espero que esteja tudo certinho, peço perdão pelo péssimo português e acho que
so resolvi pq é uma questão clássica :(
Espero ter contribuido.

Vou tentar agora o 2º problema mas concerteza ele está acima da minha
capacidade.

~Carpe Diem~

Luís