Caro Walter,

em um possível caminho, o raciocínio é decomposto em duas etapas. Na
primeira, atribuem-se posições no número aos algarismos que devem estar
presentes; posteriormente, atribuem-se os algarismos ainda livres às
posições restantes no número. O resultado é o produto dos resultados dessas
duas etapas (que também têm subetapas, veja).

etapa1
Quantas posições são possíveis para o algarismo 1? R: 4
Dado que o 1 já foi alocado, quantas posições são possíveis para o algarismo
2? R: 3

etapa 2
Dado que 1 e 2 já foram alocados, quantos algarismos podem ocupar a terceira
casa do número, qualquer que ela seja? R: 4 (são 3,4,5 e 6)
Quantos algarismos podem ocupar a casa final do número, dadas as ocupações
já realizadas? R: 3 (qualquer trinca formada a partir de 3,4,5,6 dependendo
da última escolha acima)

4.3.4.3=144

Atenciosamente,
Leo.