Oi, Filipe. Eu saí fazendo coisas que nunca fiz, então talvez esteja errado.

Vamos torcer pra que não esteja e combinar umas notações:

A é o evento "João vence"

B é o evento "João tira 6 na segunda rodada"

P(evento) é "a chance de 'evento' acontecer"

(A inter B) é "a intersecção dos eventos 'A' e 'B' "

Esse é um problema de probabilidade condicional - devemos calcular a chance de
B acontecer, dado que A aconteceu.

Queromos, em notação matemática, P(B|A).

Por definição, P(B|A) = P(A inter B) / P(A)    [i]

Dá um nó na cabeça ficar pensando na chance de João ter tirado 6 na segunda
rodada, dado que ele venceu. O contrário, a chance de João ter vencido dado que
ele tirou 6 na segunda rodada, é bem mais fácil (nesse caso, é banal, porque
tirar 6 na segunda rodada é simplesmente vencer). Assim,

P(A|B) = 1.

Mas P(A|B) = P(A inter B)/P(B)                    [ii]

Fazendo [i]/[ii], e rearrumando as coisas,

P(B|A) = P(A|B)*P(A) / P(B)

P(A|B) = 1 (afinal, se o João tira 6 na segunda rodada, então ele vence o jogo)

P(B) = P(maria não tira 6)*P(João não tira 6)*P(Maria não tira 6)*P(João tira
6) = 5^3/6^4

Agora vem P(A).

Bem, seja C a chance que a Maria tem de vencer.

Se ela não vence na primeira rodada, agora é o João que tem chance C de vencer.

P(joão vence)  = 5/6 * C

P(joão vence) + P(Maria vence) = C*5/6 + C = 1 .:. C = 6/11.

P(A) = 6/11

Assim, finalmente,  P(B|A) = P(A|B) P(A) / P(B) = (1)*(5^3/6^4) / (5/11) =
25*11/6^4.

Isso dá aproximadamente 21,2%. Achei meio alto, Filipe!

Abraços,

Pedro Lazéra Cardoso