Olá Rodrigo

Suponha que a raiz quadrada de 2 (sqrt2) é racional. Logo, podemos escrever
sqrt2 = a/b, com a e b inteiros e b diferente de zero. Elevando ambos os
membros ao quadrado teremos 2 = a^2/b^2 e consequentemente 2b^2 = a^2. Essa
última igualdade é um absurdo, pois o Teorema Fundamental da Aritmética nos
garante que a fatoração de um número inteiro é única. Olhando para o
primeiro membro, temos que 2b^2 possui um número ímpar de fatores 2. Já o
segundo membro nos diz que a^2 tem que possuir um número par de fatores 2.
Conclusão: sqrt2 não é racional, cqd.

Bons estudos

PC