Legal, essa é nova para mim.

A colocação qeu fiz no final está errada....o que quero dizer é se a soma de 2
primos, mais ou menos 1 dá sempre outro primo ?

--- Em qui, 9/4/09, fabrici...@usp.br <fabrici...@usp.br> escreveu:

De: fabrici...@usp.br <fabrici...@usp.br>
Assunto: Re: [obm-l] Re: [obm-l] [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l]
número primo...
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Data: Quinta-feira, 9 de Abril de 2009, 16:57

Pelo algoritmo de Euclides, todo inteiro n quando dividido por 6, terá uma das
formas abaixo:

6k
6k + 1
6k + 2
6k + 3
6k + 4
6k + 5

6k é composto para qualquer k > 0, pois será múltiplo de 6.
6k + 1 pode ser primo, pois mdc(6;1) = 1.
6k + 2 = 2(k+1), é múltiplo de 2.
6k + 3 = 3(k+1), é múltiplo de 3.
6k + 4 = 2(3k+2) é múltiplo de 2.
6k + 5 pode ser primo, pois mdc(6;5) = 1

Veja que só existe um primo da forma 6k + 2, para k = 0.
Veja tambémn que só existe um primo da forma 6k + 3, para k = 0.

6k + 1 pode ser primo. Mas nem todo número dessa forma é primo. (exemplo: k =
4)
6k + 5 pode ser primo. Mas nem todo número dessa forma é primo. (exemplo: k =
5)

Retomando: como todo inteiro tem uma das formas acima, é verdadeiro que todo
primo maior que 3 tem a forma 6k + 1 ou 6k + 5 [esse último é equivalente a 6k
- 1, pois 6(k-1) + 5 = 6k - 1]

.

On Apr 9, 2009, at 15:36 , luiz silva wrote:

> [...]
>
> Eu pensei em usar o fato de que todo primo maior que 3 pode ser escrito da
forma 6k+1 ou 6k-1.

> Se temos n=6k+1:
> (n-1)(n+1) = 6k(6k+2) = 12k(3k+1)
>
> E para n=6k-1:
> (n-1)(n+1) = (6k-2)6k = 12(3k-1)k
>
> Logo, para todo n > 3 primo, teremos que n^2 - 1 é múltiplo de 12.
>

> Abraços,
> Alexandre Kunieda
>
> 2009/4/9 luiz silva <luizfelipec...@yahoo.com.br>
> Ola.
>
> Pense no seguinte : quais são os restos possíveis numa divisão por 3 ?
0, 1 ou 2.

> Agora, um número que deixa resto 0, elevado ao quadrado deixará resto 0;
um que deixa resto 1, elevado ao quadrado (3x+1)^2 deixará resto 1 e o que
deixa resto 2, elevado ao quadrado deixará (3x+2)^2 resto 1, pois o termo
independente de x será 4 = 3 + 1.

> Abs
> Felipe

indagação: Você assumiu que n^2 deixa resto 1 ou 0 quando dividido por
3. Isso pode ser testado facilmente com alguns quadrados perfeitos. Mas como
provar que qualquer quadrado perfeito deixa restos 1 ou 0 quando divididos por
3? Alguem sabe algo que demonstre isso?

> []'s
> João Preturlan.
>

> Em 09/04/2009 08:08, luiz silva < luizfelipec...@yahoo.com.br >
escreveu:

> Ola
> Repare que n^2-1 = (n+1)(n-1). Como n é impar, (n+1)(n-1) é
múltiplo de 4. Além disso, n^2 deixa resto 0 ou 1 qo dividido por 3. Como
n>3 e primo, então n^2 deixa resto 1 quando dividido por 3. Assim, n^2-1
deixa resto 0 qdo dividido por 3.
> Com isso, 3 e 4 (12)Â dividem n^2-1.
> Abs
> Felipe

- 1) é um múltiplo de 12."

> Desde Já Agradeço!
>
> João Preturlan.
>

> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 -
Celebridades - Música - Esportes

http://br.maisbuscados.yahoo.com

Responder a