N é o número a ser testado.
Suponha que vc já testou todos os números 2,3,5, ... , Pn e obteve que o
quociente é Q > Pi e o resto era diferente de 0 (caso contrário teríamos
divisores e observe que basta testar os primos pois todo inteiro positivo
pode ser fatorado como produto de primos). Porém, Pn+1 (o próximo número da
sua sequencia) retornou um quociente Qn+1 < Pn+1. Nesse ponto vc deve
observar que nenhum número menor ou igual que Pn+1 divide N. Mas Pn+2 > Pn+1
implica Qn+2 < Qn+1 então Qn+2 < Pn+1 daí Qn+2 não divide N e portanto Pn+2
também não divide N .

Esse procedimento é geral, Qn+3 <Qn+2<Qn+1<Pn+1 e portanto não divide N e
por aí vai. Portanto basta vc testar para todos os primos menores que N tais
que o quociente resultante da divisão seja maior do que o divisor.

Bem, vi que essa demonstração não tá muito boa, mas acho que está correta,
se alguém puder corrigir e fazer de forma mais elegante agradeço :)

--
Denisson

Responder a