Eh, aquele enunciado original ganhou nota 4 (de 10) na ENTOR (Escala de
Nariz Torcido do Ralph). Nao eh TERRIVEL, mas poderia ser melhor.

A do Palmerim nao me faz torcer o nariz nao (ENTOR=0). Ainda temos que
pressupor que as frutas sao equiprovaveis (o que me incomoda um pouco, na
barriga, mas o nariz ficou reto) e que as 4 frutas que aparecem sao
independentes entre si (esta nao me incomoda tanto, eh uma hipotese mais
natural). Tambem, se fosse para ser 100% rigoroso, ia ficar um enunciado
muito feio... :) :)

Abraco,
         Ralph

P.S: Ainda to tentando ver se dah para ser mais rigoroso sem perder a
clareza. Consegui:
 "Numa máquina de caça-níquel, cada resultado é formado por 4 simbolos
independentes. Cada simbolo eh escolhido ao acaso dentre 6 frutas
diferentes. Calcule a probabilidade de um resultado apresentar duas frutas
iguais e duas outras frutas diferentes entre si."
Acho que ficou mais feio, talvez ateh menos claro... O nariz deu uma fungada
aqui, mas ficou no 0.... Mas, pelo menos, o enunciado deixa explicito que os
simbolos sao independentes e as frutas igualmente provaveis ("ao acaso"
**costuma** indicar isto, o que tambem eh discutivel).
Note que agora nao eh necessario dizer que os simbolos podem repetir -- isto
eh uma consequencia da independencia dos simbolos. :) :)