Oi Amanda,

eu acho que a sua intuição está certa, mas falta um detalhe mínimo. É
que o teorema das raízes racionais serve para qualquer polinômio, pois
ele é na verdade um critério de divisibilidade. Bom, aqui tem toda
essa história de "parte real" e "parte imaginária", mas deveria
funcionar do mesmo jeito: escreva uma solução z = (a + bi) / n, e veja
o que acontece quando você substituir isso no polinômio. Não se
preocupe em expandir o (a+bi)^n (que são inteiros, ou inteiros vezes
i), olhe o que acontece com o denominador. Se você lembra da
*demonstração* do teorema das raízes racionais, você vai ver direto o
que tem que fazer para mostrar uma condição de divisibilidade do n.
Depois, é só testar o que resta (acho que vai sobrar só n = 1, !). Ah,
dessa forma, a gente botou todo mundo no mesmo denominador, então nada
garante que o "n" é primo com "a" ou "b", e portanto o que você vai
provar é pros fatores que não são comuns entre (n e a) ou (n e b), e
na verdade, os "fatores em excesso" de n com relação a "a", e depois
em relação a "b".

Uma outra idéia é pensar que é um polinômio de duas variáveis (a e b
no meu exemplo), e separar a parte real da imaginária, e ir em frente.

Bons estudos,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa