eu tive a mesma dúvida um tempo atrás, e achei esse artigo aqui
http://planetmath.org/encyclopedia/ClosedOpen.html , que eu achei muito bom.
Ele dá duas demonstrações de que os dois conjuntos (o aberto e o fechado)
têm a mesma cardinalidade. A primeira delas é o seguinte "existe uma
injetiva de um no outro, e uma injeiva do outro no um, portanto pelo teorema
de Zwardjenjizfgyulpoz existe uma bijeção entre os dois". Na segunda
demonstração, ele de fato constrói uma bijeção que é, em suma, o seguinte:
ele enumera o conjunto dos racionais entre 0 e 1, de modo que os dois
"primeiros" racionais sejam o próprio zero e o um. Aí ele faz uma bijeção
entre os dois conjuntos "arrastando" o conjunto dos racionais duas unidades
pra direita (ou seja, o "primeiro" racional vira o "terceiro", o "segundo"
vira o quarto, o terceiro vira o quinto, etc.), e deixando invarianes os
irracionais.

eu levei um tempo até acreditar e entender. Quando eu tava pesquisando sobre
isso, eu tinha na cabeça a idéia de que essa bijeção tinha que ser contínua.
Agora eu já acho que é meio óbvio que não dá pra uma bijeção entre esses
dois conjuntos ser contínua. (essa em particular não é conínua em nenhum
ponto!)

boa sorte : )

Responder a