Olá, Samuel,

Notação: tr(A) = traço de A
Propriedades do traço:
- traço é um operador linear;
- traço de um produto independe da ordem [ tr(AB) = tr(BA) ].

ida) (Existem A e B, tal que C = AB - BA) => tr(C) = 0
Utilizando as propriedades, é trivial: tr(C) = tr(AB-BA) = tr(AB) - tr(BA) =
0

volta) tr(C) = 0 => (Existem A e B, tal que C = AB - BA)
C = [ a  b ]
    [ c -a ]

Seja K, tal que:
K = [ -a 0 ]
    [  0 a ]

KC = [ -aa  -ab ]
     [  ac  -aa ]

CK = [ -aa   ab ]
     [ -ac  -aa ]

KC + CK = [ -2aa     0 ]
          [    0  -2aa ]

KC + CK = -2aaI

Multiplicando por C pela direita, temos:
KCC + CKC = -2aaC
(KC)C + C(KC) = -2aaC

Portanto:
Construimos A e B, tal que AB - BA = C.
A = KC
B = -C/(2aa)

Podemos construir de outras maneiras tbém:
A = -KC/(2aa)
B = C

Ou então:
A = -KC/(2a)