Observe que existe o lado AC em comum a ambos os triângulos ^.^Logo, temos o
ladoAB = CDAD = BCAC = ACAssim eles são congruentes. Espero ter ajudado
Abraços,Thiago
Date: Sun, 15 May 2011 18:19:41 -0300
Subject: [obm-l] Problema de Geometria (PUC-SP)
From: pierryang...@gmail.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br

Olá a todos, perdoem a ignorância, mas não consegui entender a seguinte questão.

(PUC-SP) Dados os triângulos ABC e ADC, com AB = CD e AD = BC, podemos concluir
que o ângulo ABC é congruente ao ângulo:

a) BAC            d) CDA

b) ABD            e) DCB
c) ACD

Obs.: Como não consegui colocar o "^" em cima das letras do ângulos
correspondentes, admita que a letra central é
o ângulo que o problema se refere ABC = ângulo B, BAC = ângulo A;

Bem, não consigo entender o problema, pois dois lados congruentes não é nenhum
critério de congruência e não garante
a conclusão de que ABC é congruente a qualquer um dos ângulos das alternativas
propostas.

Se eu considerar tal fato, estou admitindo que o triângulo ABC é congruente ao
triângulo ADC e isso não foi dito no enunciado.

Estou certo? Existe algo que não considerei?

Abraço a todos.

Pierry  A. Pereira

Responder a