O critério mais simples para mostrar que a série harmônica diverge talvez
seja o baseado no seguinte teorema:

Se x_n é uma sequência decrescente de reais tal que Soma x_n converge, então
lim n x_ n = 0. (Prove isto)

Se x_n = 1/n, x_n decresce para 0 mas lim n x_n = 1, o que mostra que Soma
x_n diverge. Para infinito, pois os termos são positivos.

Mas talvez não seja uma prova tão elucidativa quanto as outras dadas.

Artur

Artur Costa Steiner