Ralph, obrigado pela explicacao - a tua solucao ficou bem clara agora (achei
genial a forma como tu imaginou o sapo equivalente).

Eu pensei um pouco mais e achei uma solucao que ao meu ver eh um pouco mais
simples (acredito que ela tambem esteja correta). A mosca vive em dois casos

1) O sapo estah faminto **e** a sexta mosca nao eh comida
2) O sapo nao estah faminto **e** a sexta mosca nao eh comida -- note que
essa probabilidade eh 1 pois o sapo nao vai tentar comer a mosca

Formalizando esses dois fatos vamos ter que P = P(faminto) * 1/2 + P(nao
faminto) * 1

Agora, para o sapo estar faminto ele tem que ter comido 0, 1 ou 2 moscas.
Portanto essa probabilidade vai ser

P(faminto) = C(5,0)*(1/2)^5 + C(5,1)*(1/2)^5 + C(5,2)*(1/2)^5 = 1/2

Substituindo, temos que P = 1/2 * 1/2 + 1/2 * 1 = 1/4 + 1/2 = 3/4 = 0.75

Um abraco,
Rafael.

Responder a