Oi, Bob.

Eu fiz uma hipotese "pesada": de que o triangulo ABC de area maxima existe.
Entao a primeira frase eh importante: eu supus que ABC JAH EH o triangulo
pedido, o de area maxima apoiado nos 3 circulos (bom, para ser exato, UM
DOS triangulos de area maxima, eu nunca supus que ele eh unico). Como ele
tem area maxima, se voce fixar B e C, o ponto A JAH TEM DE ESTAR na posicao
maximizante; analogamente, se voce fixar A e C, o ponto B jah tem que estar
na posicao maximizante. Analogamente para C. Ou seja, para este triangulo
ABC de area maxima, AO, BO e CO tem de ser alturas. Este foi o raciocinio
que eu usei, que depende fundamentalmente do triangulo existir. Ou seja, o
que provamos foi:

"SE ABC eh um triangulo de area maxima, ENTAO O eh o seu ortocentro."
ou seja
"O ser ortocentro eh NECESSARIO para que ABC tenha area maxima."

Agora, com meu raciocinio, nao sabemos a veracidade da reciproca, ou seja,
nao sabemos a veracidade de:
-- "SE O eh ortocentro de ABC, ENTAO ABC tem area maxima (serah ???)"
ou equivalentemente
-- "O ser ortocentro de ABC eh SUFICIENTE para concluir que ABC tem area
maxima (serah ???).

Melhorou?

Abraco,
     Ralph

Lembrete: dizer que p ==> q (SE p ENTAO q), eh o mesmo que dizer:
"p eh SUFICIENTE para q" (ou seja, se p acontece, eh garantido que q
acontece tambem)
que tambem eh o mesmo que dizer:
"q eh NECESSARIO para p" (ou seja, se q nao acontece, nao ha maneira de p
ocorrer)

Responder a