Olá amigos,

Se f for uma função meromorfa, periódica e não constante, então f tem algo
análogo a um período fundamental, isto é, existe um período p cujo valor
absoluto é positivo e mínimo. Não sei se este p é único. Todos os múltiplos
inteiros de p são períodos e estão na reta definida pelo argumento de p. No
caso, por exemplo, de f(z) = exp(z), p = 2 pi i.

Mas pode haver outros períodos que não sejam múltiplos inteiros de p. É fácil
ver que estes últimos não estão sobre a reta acima citada. Ouvi, e não consegui
provar, que, dentre os períodos não múltiplos inteiros de p, há um p' cuja
distância à reta dos múltiplos inteiros de p é positiva e mínima. O que eu
consegui provar é que a distância euclidiana entre o conjunto dos períodos da
forma np, n inteiro, e o conjunto dos outros períodos é positiva.

Parece também que p/p' não é real. E que o conjunto de todos os períodos é o
conjunto das combinações lineares inteiras de p e de p'. Que tais combinações
são períodos é imediato, mas além disto não há nenhum período que não se
enquadre em tais combinações.

Eu estou certo? Alguém conhece este assunto?

Abraços

Artur

Artur Costa Steiner