Bom dia!

Herman,

primeiramente você tem de usar a modelagem certa. O modelo de queda de
massa é o mesmo de queda de voltagem de um capacitor com uma resistência em
série quando aterrado.

V= Vo e^(-t/RC) e para decaimento radioativo M(t) = Mo e^(-λt) onde, no seu
caso, Mo= 500g e λ= 0,03 anos^-1.

Você necessitará de ln(5).

Saudações,
PJMS