É isso mesmo a resposta é zero, pelo visto é complicada paca, né!?

abraços
Hermann
----- Original Message ----- From: "Listeiro 037" <listeiro_...@yahoo.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Wednesday, June 04, 2014 4:17 AM
Subject: Re: [obm-l] perguntinhas simples

Errata:

Corrigindo, y^6 - 3y^2 - 1 (troquei o sinal do termo de grau 1)

e percebi que melhor x = y^2 + 1 é usar x = y - 1, fica

(x-1)^3 - 3(x-1) - 1 = 0

se for remanejar a cúbica para a outra forma, apesar do outro método
ser exato. Mas resolver a cúbica diretamente não ajuda, não é?

=====================

Bem, partindo de x + 1/x^2 = 3

e chegando a x^3 - 3x^2 + 1 = 0

Por curiosidade, esta se assemelha à "cúbica babilônica", que eles
resolviam com tabelas (tá lá no Boyer).

e usando a substituição x = y^2 + b, se não me confundi

(y^2 + b)^3 - 3(y^2 + b)^2 + 1 = 0

y^6 + 3by^4 + 3b^2y^2 + b^3 - 3y^4 - 6by^2 - 3b^2 + 1 = 0

y^6 + y^4(3b - 3) + 3y^2(b^2 - 2b) + b^3 - 3b^2 + 1 = 0

escolhendo b = 1 o coeficiente de y^4 some e vira uma "cúbica de
Cardano" em y^2. (caso esteja tudo ok)

y^6 + y^4(3 - 3) + 3y^2(1 - 2) + 1 - 3 + 1 = 0

y^6 + 3y^2(1 - 2) - 1 = 0

Pode ser z = y^2 e fica

z^3 + 3z - 1 = 0 (os sinais mudaram, deve ter algo simples com as
raízes que dispense isso tudo)

Prá mim melhorou em nada. A cúbica de Cardano é um pouco mais manjada.
Mas por chegar atá aqui eu acho que deve haver uma transformação que
recaia numa outra equação em que as raízes tenham propriedades mais
notáveis.

Em Tue, 3 Jun 2014 09:02:11 -0300
Bernardo Freitas Paulo da Costa <bernardo...@gmail.com> escreveu:

> Na 3 vc fez outra questão a minha é Se x+(1/x)^2=3 qual o valor de
> x^3+(1/x)^3?
> não tem quadrado no primeiro x

Bom, na força bruta: x + 1/x^2 = 3 implica que

x^3 + 1 = 3x^2
1 + 1/x^3 = 3/x

Somando as duas igualdades, vem

x^3 + 1/x^3 + 2 = 3x^2 + 3/x = 3x(x + 1/x^2) = 3x * 3

Assim, x^3 + 1/x^3 = 9x - 2, e o valor depende de qual das (três)
raízes do polinômio você vai escolher.

Portanto, eu acho (nessa ordem de "plausibilidade") que
- ou tem um quadrado no primeiro x
- ou não tem um quadrado no segundo x
- ou não era uma questão cuja resposta tem um valor numérico
- ou a fórmula com os cubos era mais complicada.

--
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of
the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security

--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivrus e

Instrues para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em