Vou supor que suas sequencias comecam do indice 1, e nao do indice 0.

1) Dado k fixo, tome Y_n=X_(n+k-1) (n=1,2,3,...)

2) Esse negocio de "formula explicita" eh mais vago do que parece.

X_n = { 1, se n=3k+1,
          { 0, se n=3k+2 ou n=3k+3
(onde k=0,1,2,3,...)

eh uma formula explicita e facil de ler, apesar de ser definida por partes.

Mas tem gente que quer uma formula em uma linha soh, sem "partes"... Bom,
ha opcoes, como por exemplo

X_n = |sin((n-1).pi/3).2raiz(3)/3| (n=1,2,3,...)

ou, se eu puder usar a funcao "mod" (resto na divisao inteira):

X_n = 1- [(n-1)^2] mod 3

Mas serah que estas formulas sao realmente melhores que a primeira? Eu,
pessoalmente, acho a primeira bem mais facil de entender. Alias, mais facil
ainda de entender eh dizer que X_n={1,0,0,1,0,0,1,0,0,...}, com periodo de
repeticao 3. :) :) :)

Abraco, Ralph.