> Ola' Eduardo Henrique,
> imagine o quadrado 4x4 pintado como um tabuleiro de xadrez.
> Para aproveitarmos ao maximo os valores diferentes de zero, eles precisam
> estar todos nas 8 casas de mesma cor.

Faz um certo sentido, mas eu não sei muito bem porquê. Ainda mais,
como o determinante é invariante por permutação de linhas e colunas (a
menos de sinal), se você trocar a segunda linha com a terceira, e a
segunda coluna com a terceira, o determinante é igual mas o padrão
muda.

> Entao o problema se transforma em distribuir estes 8 valores de forma que as
> 4 parcelas (diferentes de zero) sejam "favoraveis".
> Assim, o maior valor do determinante seria 4, mas precisamos conseguir uma
> arrumacao conveniente.
> Esta daqui, por exemplo, e' suficiente:
> 1   0   1   0
> 0  -1   0  -1
> 1   0  -1   0
> 0  -1   0   1
>
> []'s
> Rogerio Ponce

Eu fiz as contas no computador, e realmente o máximo do determinante é
4. Eu estou pensando num argumento com "volumes". O determinante de
uma matriz é sempre menor do que o produto das normas dos vetores
linha (ou coluna) dela. Assim, como temos 8 números diferentes de
zero, faz sentido botar dois em cada linha para que a norma de cada
uma seja raiz(2), e daí o produto é 4. Se não fizermos isso, alguma
linha fica com "mais" e outra com menos. Como toda linha tem que ter
pelo menos um diferente de zero (senão o det=0), ficam as
possibilidades (para os quadrados)

2,2,2,2 -> prod = 16, det = 4
3,2,2,1 -> prod = 12, det = 2 raiz(3)
3,3,1,1 -> prod = 9, det = 3

Isso mostra que o det <= 4, qualquer que seja o caso, e daí "basta"
achar um caso em que dá certo.

Quanto mais "iguais", maior o produto (tem uma desigualdade das médias
escondida?)

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa