> Ola' Bernardo,

Oi Rogério.

> [...]
> branca, e a diagonal secundaria preta.
>
> No caso dessa matriz 4x4, uma forma de se visualizar os termos que devem ser
> multiplicados entre si (para obtermos cada uma das 8 parcelas do
> determinante) e' a seguinte:
>
> a gente escreve 2 vezes a mesma matriz (uma ao lado da outra), e entao
> tomamos os 4 termos da diagonal principal, e tambem os 4 termos de mais 3
> linhas paralelas 'a diagonal principal (que, a exemplo do tabuleiro de
> xadrez, tambem vou chamar de diagonais);
>
> e depois executamos um procedimento semelhante com a diagonal secundaria,

Esse procedimento prático para calcular determinantes só vale em
matrizes 3x3. Não vale em matrizes 2x2 (senão daria zero, como você
pode verificar) e em matrizes 4x4 isso dá apenas 8 termos, quando na
verdade há 4! = 24 termos no determinante.

Não sei porque ainda se ensina isto, porque é um caso muito
particular, e acaba gerando confusão quando se tenta ensinar o caso
geral. Além de ser muito menos poderoso e versátil do que a definição
por
- Recorrência (Lagrange, expansão em linhas ou colunas, bom quando tem
muitos zeros)
- Eliminação de Gauss (que é cúbico, e é melhor quando a matriz é cheia)

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa