Ola' Bernardo,
usando a mesma pintura de um tabuleiro de xadrez, temos a diagonal
principal branca, e a diagonal secundaria preta.

No caso dessa matriz 4x4, uma forma de se visualizar os termos que devem
ser multiplicados entre si (para obtermos cada uma das 8 parcelas do
determinante) e' a seguinte:

a gente escreve 2 vezes a mesma matriz (uma ao lado da outra), e entao
tomamos os 4 termos da diagonal principal, e tambem os 4 termos de mais 3
linhas paralelas 'a diagonal principal (que, a exemplo do tabuleiro de
xadrez, tambem vou chamar de diagonais);

e depois executamos um procedimento semelhante com a diagonal secundaria,
obtendo as 8 parcelas a serem somadas.

Pois bem, suponhamos que os termos da diagonal principal sejam diferentes
de zero.
Para conseguirmos o determinante maximo, devemos tentar construir o maior
numero de parcelas diferentes de zero, e isto implica em "reaproveitarmos"
(no calculo dessas outras parcelas) alguns dos termos que colocamos na
diagonal principal.
Como a diagonal principal e' branca, todos os 4 termos (diferentes de zero)
restantes tambem devem ser colocados em casas brancas (pois se uma diagonal
contem algum termo da diagonal principal, entao ela tambem e' branca).

Agora, sabemos*** (vide obs) que as casas pretas sao zero, e fica claro que
o teto para o valor maximo e' 4.
Entao, o problema passa a ser como distribuir "+1" e "-1" entre as casas
brancas, de modo que todas as parcelas contribuam positivamente.

A diagonal principal pode ser 1,1,1,1 ou -1,-1,-1,-1 ou 1,-1,-1,1 ou
1,-1,1,-1.
(as outras combinacoes sao equivalentes).
E, a partir deste ponto, eu fiz por inspecao.

OBS:
sabemos*** : de fato nao sabemos, estamos apenas chutando, e sendo
otimistas.
Poderia ser que esse procedimento nos levasse sempre a um determinante
igual a zero, por exemplo. O que realmente sabemos e' que o teto e' 4, e
caso seja possivel alcanca-lo, o caminho e' este.

[]'s
Rogerio Ponce