> Qual o maior resto possível da divisão de um número de dois algarismos pela
> soma de seus algarismos?
15.

> Caso saibam de alguma fórmula ou teoria gostaria do link ou referência.

Eu sei do meu computador. Segue uma lista dos pares (n, resto), cada
vez que o resto fica maior do que os restos anteriores

11 1
14 4
19 9
49 10
68 12
79 15
299 19
689 22
799 24
3889 25
4898 26
5599 27
6698 28
7996 29
8798 30
9599 31
16999 33
18899 34
39899 37
49999 39
89789 40
89998 42
98999 43

Curiosamente, começa com os quadrados (1,4,9), depois tem uma
"carreirinha" de 24-31, pula 32 = 2^5, 35, 36, 38 que são compostos,
mas logo pula 41 que é primo. (já tinha pulado outros, mas você
poderia imaginar que era um "defeito" de ter "muito poucos dígitos")

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa