Bom dia!

Não consegui algo que não fosse braçal. Porém com direcionamento.

Supondo o número como 10*A + B, temos que 0<= r < (A+B). Logo vamos começar
com as somas de A+ B em ordem decrescente pois apresentam maior
possibilidade de ter um resto elevado.

(i) A+B = 18 ==> r = 9, então já não é necessário procurar os números em
que A + B <=10. (aqui se elimina 63 números, e com 1 que já foi feito só
restam 34 números para análise)

(ii) A+B = 17 ==> A = 8 e B =9 ou A= 9 e B = 8 ==> r = 4 ou r = 13.. Logo
não precisamos procurar em números com
A + B  <= 14. (aqui eliminamos 89 números com o analisado em (i) e para os
dois analisados aqui só restam 7 números a serem analisados.)

A+ B = 16 ==> A=B= 8 ou A=7 e B= 9 ou A= 9 e B = 7, que darão r = 8 ou r =
15 0u r = 1. Portanto eliminamos todos os números que tenham A + B < 16.
Estão eliminados os restantes dos múmeros.

r = 15 e o número é 79.

Se conseguir uma solução mais elegante, vos envio.

Saudações,
PJMS