A meu ver, a demonstração mais simples do TFA é baseada no seguinte resultado,
devido a D’Alembert:

Se p(z) é um polinômio complexo e p(a) <> 0, então existe h tal que |p(a+h)| <
|p(a)|.

A demonstração deste resultado mostra que ele é válido pra qualquer função
holomorfa e não apenas polinômios.

A idéia é mostrar que p(a+h) = p(a) + K*h + eps, onde:
K é um número complexo dependente de a
eps = o(h),
e daí escolher h tal que K*h tem direção oposta a p(a).

Abs

Enviado do meu iPhone