De certa forma, o princípio da indução está implícito toda vez que você
escreve "..." num somatório de 1 até n.

Mas concordo com sua crítica (se é que a entendi).
Muitos problemas (talvez a maioria) do tipo "prove por indução" consistem
de uma receita de bolo envolvendo algumas manipulações algébricas e, assim,
não acrescentam praticamente nada ao repertório dos estudantes. Além disso,
introduzem um formalismo excessivo que talvez não seja adequado no ensino
médio.

A meu ver, o princípio da indução deveria ser usado em problemas tais como:
"conjecture uma fórmula para a soma dos quadrados dos n primeiros números
naturais e, depois, demonstre esta fórmula."
Nestes casos, o trabalho interessante, criativo, está na formulação da
conjectura.
A demonstração, por indução, é apenas uma formalidade.
Mas o fato é que nunca vi, fora de olimpíadas, problemas propostos neste
formato "conjecture e demonstre". E nas olimpíadas, a diretiva "conjecture
e demonstre" quase sempre está implícita.

[]s,
Claudio.