Por exemplo, Pitágoras pode ser demonstrado por áreas e por semelhança.
Ceva também.
E nos elementos de Euclides, a proposição 3 do livro VI (essencialmente o
teorema de Tales) sai por áreas (apesar de depender da teria das proporções de
Eudoxo, descrita no livro V).

De fato, minha conjectura deveria ser: dados os axiomas dos números reais,
áreas e semelhança são equivalentes.

Abs

Enviado do meu iPhone